terça-feira, 5 de julho de 2011

Paixão de uns, terror de outros!

Amores, o post de hoje vai mostrar um pouquinho do meu lado escritora, que ainda está em aprendizagem, mas ja arranha algumas coisa. Semana passada tive que fazer uma crônica para a faculdade, para quem não sabe faço comunicação na Uneb, então como eu achei legal, apesar da professora nem ter corrigido ainda, resolvi postar pra vocês, o tema é a Língua

Paixão de uns, terror de outros

Hoje me dei conta de que do momento em que eu comecei a falar até o momento que eu aprendi a escrever as coisas não haviam mudado muito, claro que eu não pronunciava mais “mama, papa, aga”, mas não tinha noção nenhuma de como juntar as letrinhas para fazer as palavras.
Para completar a novidade que é aprender, ainda me aparece um tal de dicionário, algo tão grande e com letras tão pequenas que dá medo só de olhar. E com o passar dos anos as coisas só vão se complicando, com surgimento de tantas regras, é semântica, sintaxe, fonética..., como em um filme de suspense, quando você pensa que as coisas vão se resolver, elas se enrolam ainda mais.
E como se já não bastasse a palavra, o pobre do aluno tem que saber o tempo verbal da frase, a conjugação correta, a procedência do termo. Quem inventou tantas regras para a escrita não devia ter muito o que fazer, porque só um desocupado para inventar tantos “por quês”, não era suficiente somente um? Fico imaginando o prazer que essas pessoas sentiam ao criarem tantos códigos e tantas dificuldades para nós meros e pobres mortais. Pouco a pouco, aquela inocente criança vai sendo invadida por mil e uma dúvidas, por diversos receios, vai adquirindo uma tremenda aversão pela língua.
Após anos e anos amedrontado com a vastidão do Português, aquela pequena criança, que hoje já é quase um adulto, conhece a morfossintaxe, a lingüística e outras tantas, acaba descobrindo que a maneira que escreve-se uma palavra não mudara seu sentido , e que mesmo estando errada as pessoas compreenderam o que se quer dizer, mas o corretor da redação vai ter o prazer de descontar seus pontinhos, então preste muita atenção ao escrever cada palavrinha, virgula ou acento.
Mas quando o cidadão acha que já aprendeu tudo que está quase pronto para escrever seu livro ou o próprio dicionário, acontece o novo acordo ortográfico e muda tudo de lugar. E, então, começa tudo de novo, é um ciclo de constantes mudanças. Ah, o Português, paixão de alguns, terror de outros.

5 comentários:

  1. Eu amooo português... Em compensação matemática, não é meu forte hehehehe.
    Adoreii o texto, você escreve super bem, Andreza!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Andrezaaa, querida!!!!
    Obrigada pelo carinho!!!
    Claro que eu topo uma troquinha! Só você me falar o que te interessa, que eu encontre aqui e me fala as marcas que tenham aí que eu não encontre aqui!

    E eu topo muitooo também a gente se escrever! Fechou!
    Manda seu email pra mim, aí a gente conversa melhor hehehe.

    Beijos, amore!

    ResponderExcluir
  3. Sii menina, que tudo!
    vou mandar meu email assim a gente se comunica melhor, e podemos estreitar a amizade né?
    Coisa boa do mundo dos blogs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Isso!!! Já vi seu email, vou mandar um logo menos hahahaha.
    Adoroo meu blog por isso, pelas amizades lindas que venho fazendo!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  5. Que beleza, menina!!!!
    Achar Top Beauty já é uma maravilha, ainda com esse precinho super camarada, melhor ainda!!!!
    Adoreii a novidade!
    Mandei email.

    Beijos.

    ResponderExcluir